Sex, 22 de outubro de 2021, 12:19

Delegação da UFS conquista seis medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros
Estudantes garantiram quatro medalhas de ouro e duas de bronze
47 atletas da UFS participaram dos JUBs 2021. (foto: Letícia Nery/Ascom UFS)

Com o encerramento da edição 2021 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), a Universidade Federal de Sergipe comemora o bom desempenho dos estudantes nas competições. No total, a UFS conquistou seis medalhas em três modalidades.

Entre as medalhas, quatro foram de ouro na paranatação com o estudante de Direito Lucas Prado. Ele pratica o esporte há cerca de seis anos, porém precisou interromper os treinos durante a pandemia. Com a expectativa de competir nos jogos universitários, adaptou a rotina e, apesar de trabalhar durante a semana, reservou as tardes de sexta-feira para se preparar.

Lucas Prado no primeiro dia de competição (esq.) e no último. (fotos: arquivo pessoal)

“É motivo de muito orgulho porque as oportunidades para o esporte paralímpico no Brasil são muito restritas e ainda teve a correria, o dia a dia com um tempo limitado para me dedicar. Me sinto muito feliz por conquistar as medalhas que conquistei. Quando retornei, algumas pessoas entraram em contato para fechar patrocínios. A volta dos JUBs tem me motivado bastante, é algo que reacendeu minha vida esportiva”, conta Lucas.

As outras duas medalhas foram de bronze. Uma no wrestling (greco-romano até 77kg) com Izaías Silva, do curso de Engenharia Eletrônica, e a outra no badminton em dupla com os estudantes Nathan Santos e Matheus Oliveira, dos cursos de Educação Física e Medicina, respectivamente.

Izaías Silva conquistou medalha no wrestling e a dupla Nathan Santos e Matheus Oliveira no badminton. (fotos: arquivos pessoais)

O pró-reitor de Assuntos Estudantis Marcelo Mendes esteve presente em Brasília acompanhando a competição e deu todo o suporte à delegação junto com Randy Nascimento, da Coordenação de Promoções Culturais e Esportivas (Copre/Proest).

“A participação dos atletas da UFS foi de muita alegria para todos que fazem parte da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Para além das medalhas, o mais importante foi o acompanhamento que a universidade deu aos alunos, envolvendo testagem, vacinação e auxílio-viagem, por exemplo. Acompanhamos de perto, vivenciamos e participamos de verdade. Foi até um momento para reviver os JUBs porque eu também já participei como atleta no início dos anos 2000 e volto agora como pró-reitor”.

UFS nos JUBs 2021

Delegação da UFS embarcou no dia 09 de outubro. (foto: Letícia Nery/Ascom UFS)

A UFS participou com 47 atletas nas modalidades de basquete, futsal, natação feminina e paranatação masculina, tênis de mesa, tênis de campo, atletismo, xadrez, wrestling e e-Sports (League of Legends e Clash Royale).

Os jogos foram realizados em Brasília/DF no período de 10 a 18 de outubro e organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Letícia Nery – Ascom UFS

Atualizado em: Sex, 22 de outubro de 2021, 15:13