Sex, 22 de outubro de 2021, 11:46

Novo programa da TV UFS reúne reportagens sobre ciência
Produção dá visibilidade à pesquisa desenvolvida na instituição

As reportagens de divulgação científica da Universidade Federal de Sergipe se consolidaram e agora estão reunidas no programa UFS Ciência, a ser publicado mensalmente na TV UFS, canal da instituição no YouTube.

A primeira edição já está disponível - veja o vídeo no final desta matéria - e traz quatro reportagens imperdíveis:

• Há vida fora do planeta? pesquisadores estudam exoplanetas e exploram essas questões

• Pesquisadores da UFS desenvolvem dispositivos para limpeza da língua a partir de garrafas PET

• Grupo de pesquisa de Itabaiana traça Atlas da Covid-19

• Bioplático a partir de material biodegradável

"O programa de TV UFS Ciência é uma importante ação de divulgação científica produzida de forma conjunta pelos setores de comunicação da universidade”, descreve Maíra Bittencourt, diretora da Diretoria de Editoração, Comunicação Institucional e Produção Audiovisual (Decav).

“Em fevereiro deste ano reunimos os esforços de todas as equipes de comunicação (Ascom, produtora e rádio) para mergulharmos num projeto coletivo visando à popularização da ciência produzida em nossa universidade. Nossa proposta foi investir em produtos que tenham formatos multimídias, que contemplem vídeos, textos, fotografias e áudios, e possam ser veiculados nos nossos diferentes canais de comunicação", completa a gestora.

O repórter Josafá Neto reforça a importância social da divulgação científica promovida pelo UFS Ciência. “Além do caráter multiplataforma do programa, cabe destacar o propósito de transitar pelas diversas áreas do conhecimento, das Engenharias às Humanas, a fim difundir pesquisas que têm relevância científica e geram impacto social”, pontua.

A criação do programa UFS Ciência está em sintonia com a perspectiva de um novo veículo de comunicação da universidade que virá por aí. "O programa também chega para mostrar o trabalho que está sendo pensado, por nossas equipes, para compor a programação do nosso canal de TV aberta, que será implantado em 2022”, diz Maíra.

"Além do UFS Ciência estamos preparando novos projetos de divulgação científica para lançarmos em breve. É uma área que queremos dar cada vez mais visibilidade", conclui a diretora.

comunica@ufs.br

Programa UFS Ciência #01